segunda-feira, 2 de março de 2009

Arturzinho Aguiar e Frank Negrão-Dia 9

Frank Negrão e Arturzinho Aguiar fazem um duo de contrabaixo onde combinam suas técnicas individuais para a produção de um som extremamente groovado. Melodia, harmonia e ritmo são explorados de forma a obter o máximo da sonoridade do instrumento. Os dois baianos foram tema de matéria da segunda edição da revista Baixo Brasil (jan/fev) e estão finalizando o material para a produção do primeiro CD da dupla.

Frank Negrão tem 15 anos de carreira e foi o vencedor do Prêmio Braskem de Música e Artes 2007, com o CD "SOAR". Venceu também o VI Festival de Música da Rádio Educadora FM, como Melhor Intérprete Instrumental, com a música "Mainha", em 2008.

Frank tem pesquisado novas formas de tocar o contrabaixo, fazendo uso de técnicas modernas e avançadas, como o “two hands”, “tapping” e o “double thump”, sendo considerado especialista na técnica “slap”.

Participou recentemente com uma composição de sua autoria, intitulada "New Bossa", da trilha sonora do curta-metragem "Inverno Eterno", do cineasta carioca Tito Costa. Atualmente trabalha como músico “free-lancer” e “sideman”, além de compor músicas instrumentais com base em ritmos e harmonias brasileiras.

O baixista Arturzinho Aguiar também tem 15 anos de carreira profissional. Tendo como influência maior o baixista Nico Assumpção, começou logo cedo a estudar a arte da improvisação, se destacando na execução de solos e temas. Atualmente, utiliza como recurso em seus improvisos a aplicação de diversas técnicas, como acordes, “palm muted”, “slap”, solfejo melódico simultâneo e outras.

Além das técnicas tradicionais, Arturzinho desenvolveu um estilo próprio de improvisar com a técnica batizada por ele de “chula bass”, cujo resultado sonoro é uma profusão de sons, ressaltando os elementos rítmicos e dinâmicos da improvisação.

Nos últimos anos, passou a se dedicar às composições instrumentais próprias, nas quais predominam os elementos rítmicos brasileiros. Sozinho ou em parceria com outros instrumentistas, já gravou diversas faixas, preparando material para o seu primeiro CD. Recentemente, foi convidado para ser “endorser” do luthier sergipano Elifas Santana, um dos mais conceituados do Brasil.

3 Comentários:

Às 13 de março de 2009 às 10:20 , Anonymous Anônimo disse...

PUTZ! IMPERDÍVEL!!!

 
Às 13 de março de 2009 às 10:31 , Anonymous Anônimo disse...

Se esses caras já são demais sozinhos, juntos vão fazer estrago, vão tremer as estruturas do ACBEU! Botam pra f... (deu uma vontade da p... de dizer uma palavrão pra eles, pena que ia ser censurado!). Caras vocês são demais, vou estar lá pra ver isso, com certeza!!!

 
Às 27 de março de 2009 às 21:54 , Anonymous Cibele Aguiar disse...

Mano Arturzinho, parabéns por ter conquistado mais este espaço, esteja certo de que você merece ainda mais! Sorte e sucesso para você, Luba, Frank e a toda a organização do evento!
Beijo!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger - Desenvolvido por Kelly Adriano