segunda-feira, 2 de março de 2009

Ebinho Cardoso (Dia 8)


Ebinho Cardoso tem se destacado no cenário nacional, pela forma inovadora com que toca o contrabaixo. Compositor, arranjador e pesquisador, utiliza elementos atípicos ao baixo elétrico, mostrando as possibilidades do baixo como instrumento de acompanhamento, solo e principalmente de harmonia, característica de suas execuções que aliam precisão e refinamento.

Reúne traços do jazz as particularidades das músicas eruditas e popular brasileiras. Depois de anos pesquisando as possibilidades do baixo como instrumento harmônico, lançou o livro “Harmonia e Dicionário de Acordes para Baixo Elétrico”, primeiro livro específico sobre formação, composição e aplicação de acordes, editado no país, revisado por Ian Guest e Sidnei Duarte, com prefácio de Arthur Maia.

Tem recebido inúmeros elogios, em revistas especializadas como: Backstage e Cover Baixo, sendo convidado para participar dos festivais Cover Baixo, que reúnem alguns dos melhores baixistas do País e apresentado pelos produtores do festival, Celso Pixinga e Nilton Wood, como a maior revelação do contrabaixo mundial nos últimos anos. Por esse projeto apresentou-se em: São Paulo, Brasília, Vitória, Natal, Caruaru, Recife, Campinas, São Luis e Belém. Com a gig de Arthur Maia e Di Steffano tocou pelo projeto Circular Brasil em Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte entre outras cidades do país.

Mesmo morando fora do eixo Rio – São Paulo, Ebinho Cardoso é endorse das empresas Condor, Power Click e Pezo. Além do CD - Verticais (1º trabalho do artista), acaba de gravar o 2º CD - No rastro dos ruídos remotos das rodas da infância - com participação ilustre de Hamilton de Holanda. A convite da editora HMP gravou o DVD aula - Técnicas Alternativas Para Baixo Elétrico, dirigida por Celso Pixinga que será lançado até o fim de 2008 e esta em fase de pré-produção do segundo DVD aula a ser gravado em maio.

Ebinho foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural, tendo sua música em CD que foi enviado gratuitamente a instituições culturais e educacionais, emissoras de rádio e demais veículos de comunicação no Brasil e no exterior, difundindo seu trabalho. Também participa da coletânea “The Essential Mato Grosso”, lançada no Miden, França, no ano de 2005.

Em sua trajetória, fundou a Volume – Voluntários da Música – por meio do Instituto Cultural Espaço Cubo, em 2001 e criou a Semana da Música, evento que reúne nomes consagrados da música instrumental brasileira, é coordenador musical do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Em 2004 foi eleito pela classe artística do Estado como um dos conselheiros de cultura do Estado de Mato Grosso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger - Desenvolvido por Kelly Adriano